Manguezais e ecossistemas associados
Ecossistema Marinho e Costeiro e Mata Atlântica
Os bosques de manguezal locais são os mais austrais do Brasil, tendo importância estratégica perante as mudanças climáticas, uma vez que, comparados aos manguezais em zonas tropicais, alocam mais energia nas estruturas subterrâneas que nas estrutura aéreas, ou seja, proporcionalmente tendem a estocar mais carbono nos solos. As principais ameaças vêm da urbanização, invasão de espécies, contaminação por esgoto, incêndios e aumento do nível do mar.
Desta forma, os manguezais estão sujeitos à perda da biodiversidade, ao aumento do risco de extinção de espécies e populações e à introdução de espécies exóticas, além de impactos socioeconômicos, uma vez que ocorre a diminuição da produtividade natural, comprometimento da segurança alimentar, modificação da paisagem e emigração de populações locais. Além dos problemas associados à perda do habitat e dos serviços ambientais prestados por este ecossistema, muitos conflitos pesqueiros ameaçam as diversidades biológica e cultural do manguezal (PAN Manguezal).
Considerando os sistemas estuarinos do sul do Brasil onde os manguezais estão inseridos, o PAN Lagoas do Sul (PAN para a Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul), coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul – CEPSUL, engloba o complexo estuarino-lagunar formado desde o Rio Maciambú/SC (área a ser estudada na presente proposta) até a fronteira do Brasil com o Uruguai.
O PAN Manguezal (PAN para a Conservação das Espécies Ameaçadas e de Importância Socioeconômica do Ecossistema Manguezal), coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais – CNPT, tem como objetivo geral conservar os manguezais brasileiros, reduzindo a degradação e protegendo as espécies focais do PAN, mantendo suas áreas e usos tradicionais, a partir da integração entre as diferentes instâncias do poder público e da sociedade, incorporando os saberes acadêmicos e tradicionais. A região do litoral central de SC onde a presente proposta irá atuar (baías da Ilha de SC – Baía Sul e Baía Norte) é considerada área estratégica do PAN Manguezal.