I Encontro Conectando Outras Raízes reúne cerca de 200 participantes 

Publicado em 07/10/2024
Você está em: Notícias / Geral

O Projeto Raízes da Cooperação finalizou suas ações de Ciência Cidadã, em setembro, com a realização do “I Encontro Conectando Outras Raízes”. O evento realizado junto com o “II Fórum das Escolas do Mar de Santa Catarina”, reuniu aproximadamente 200 participantes, entre eles, professores, gestores ambientais e públicos, estudantes, artistas e atores sociais da área socioambiental, que lotaram o auditório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O Encontro contou com palestras, mesas-dialógicas, apresentações orais, vídeos e exposições que divulgaram os trabalhos desenvolvidos a partir das ações do Projeto Raízes da Cooperação, Escolas do Mar de SC e outros projetos ou ações desenvolvidas no ambiente marinho-costeiro. Os temas centrais foram: Ciência Cidadã, Cultura Oceânica e Educação Ambiental Marinho-Costeira.

Marcos Sorrentino, Doutor em Educação Ambiental e Diretor do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, abriu o evento trazendo seu panorama sobre a educação ambiental no país, as articulações de diferentes setores e esferas no desenvolvimento de políticas públicas para a educação ambiental, a importância do coletivo e fortalecimento mútuo. “Sinergia e fortalecimento mútuo são necessários para envolver diferentes iniciativas que devem acontecer por todo o estado de Santa Catarina. Por isso, muitas vezes não estamos conseguindo impactar de maneira mais ampla a sociedade”, destaca Sorrentino, na sua palestra.

Além das apresentações dos projetos desenvolvidos pelas escolas, também foi possível conhecer inúmeras outras iniciativas de educação ambiental marinho-costeira e de ciência cidadã que acontecem pelo Estado de Santa Catarina. Uma exposição fixa na entrada do auditório reuniu os principais trabalhos desenvolvidos pelas escolas envolvidas pelas ações de Ciência Cidadã do Projeto Raízes da Cooperação.

Elisa Serena, professora de educação ambiental do curso de gestão ambiental do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), foi uma das participantes que parabenizou o evento. “Foi emocionante ver tantos jovens aqui hoje e ver as dinâmicas que o evento trouxe. Precisamos ressignificar a luta ambiental, precisamos de arte, cultura e de fôlego nessa luta. Quero parabenizar a organização do evento e agradecer por esse momento”, disse para toda a plateia.

Curso Ciência Cidadã e Cultura Oceânica para o enfrentamento da emergência climática

Com o objetivo de promover a Ciência Cidadã no espaço escolar e nas comunidades do entorno de Unidades de Conservação da Grande Florianópolis, o Projeto Raízes da Cooperação, desenvolveu ao longo de um ano, um curso com foco no monitoramento participativo de manguezais e ecossistemas associados. A proposta foi apoiar educadores e gestores ambientais para atuarem na educação ambiental e ciência cidadã com foco nas mudanças climáticas e restauração de ecossistemas marinhos-costeiros.

O processo formativo gratuito foi dividido em quatro etapas, que incluiu: curso teórico online; aulas práticas com saídas de campo; apoio na realização de estratégias de ação e projetos desenvolvidos pelos cursistas; e para finalizar, o “I Encontro Conectando Outras Raízes”.

Todas as estratégias de ação construídas pelos cursistas irão compor um caderno de metodologias práticas, publicação que será disponibilizada de forma digital (ebook), em novembro deste ano. “Esse caderno científico com estratégias de ação será uma espécie de material com as metodologias detalhadas para poder ser usado como exemplo por outras pessoas e replicado em outras escolas e comunidades”, explica a bióloga e professora da UFSC, Alessandra Fonseca.

As ações de educação ambiental e ciência cidadã do Projeto Raízes da Cooperação, realizado pela ANAMA, com parceria da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, tem apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Agência de Gestão e Educação Ambiental (AGEA), e integram os objetivos do projeto que busca contribuir com a conservação de manguezais e ecossistemas associados da Grande Florianópolis.

Os participantes do evento receberam certificação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que teve apoio da  Associação de Amigos das Escolas do Mar (AAMAR).

Mais informações:
Jornalista Responsável:
Gisele Elis (MTB 6822)
(48)99182-9013

Dilton de Castro
Coordenador do Projeto
(51) 99355-2254

Notícias relacionadas