Equipe
Dilton de Castro
Ecólogo - Coordenador geral. Membro da Anama
Possui Bacharelado em Ecologia (Unesp), especialização em Ecologia pela UFRGS, mestrado em Geografia/UFRGS e doutorando em Geografia/UFRGS. Membro do Grupo de Assessoramento Técnico do Plano de Ação Nacional "Lagoas do Sul do Brasil"/ICMBio. Presidente do Comitê de Gerenciamento da bacia hidrográfica do rio Tramandaí; Autor e organizador de diversos livros na área da bacia hidrográfica do rio Tramandaí (RS). Desenvolve projetos aplicados para a conservação da mata atlântica e pampa, com a organização da sociedade civil Ação Nascente Maquiné (Anama).
Natavie de Cesaro Kaemmerer
Advogada - Coordenadora administrativa, financeira e jurídica. Membro da Anama
Advogada, especialista em Gestão para a Qualidade do Meio Ambiente (PUC/RS). Atua há mais de 15 anos na gestão do Terceiro Setor. Coordenadora Administrativa e Financeira da OSC Ação Nascente Maquiné – ANAMA, onde lidera atividades essenciais para a promoção de projetos que geram impacto e desenvolvimento socioambiental.
Alana Dias Monteiro
Contadora - Secretária executiva. Membro da Anama
Graduada em Ciências Contábeis (UCS), possui MBA em Gestão Empresarial e em Gestão e Políticas Públicas Municipais. Atua nas áreas contábeis, assessoria administrativa e financeira de projetos.
Percy Ney Silva
Engenheiro Agrônomo - Coordenador e técnico de campo. Instituto Çarakura
Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC 1982). Ecologista, Permacultor e Sócio fundador do Instituto Çarakura. Possui 40 anos de experiência em projetos ligados a restauração de florestas e paisagens e manejo sustentável dos recursos naturais. Planeja e executa projetos de agricultura regenerativa, bioconstrução, saneamento ecológico e restauração florestal. Presta consultoria no planejamento e execução de projetos Permaculturais, de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) e projetos voltados ao planejamento sustentável de territórios comunitários e propriedades rurais.
Andrea de Oliveira
Pedagoga - Apoio a práticas educativas, gestão e comunicação. Instituto Çarakura
Pedagoga, Formada Federação das Escolas Waldorf do Brasil, Ambientalista, Permacultora, Cofundadora do Instituto ÇaraKura. Atua há 20 anos na elaboração, execução e gestão de projetos socioambientais.
É membro da Comissão de Educação e Comunicação da União Internacional de Conservação da Natureza-IUCN e membro da Comissão de Gênero e Diversidade do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. Presta consultoria em projetos socioambientais no desenvolvimento de Programas e ações de Educação Ambiental e Florestal, Comunicação Social e Governança Comunitária.
Fábio Penna
Ecólogo - Técnico de campo. Instituto Çarakura
Bacharel em Ecologia e mestre em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais. Coautor de dois livros botânicos pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Desde 2021 faz parte da equipe do Instituto Çarakura, atuando como educador ambiental do Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e como técnico de campo no Projeto Raízes da Cooperação.
Eduarda da Silva
Bióloga - Técnica de campo / Membro do Instituto Çarakura
Eduarda, mais conhecida como Duda. Bióloga e educadora ambiental formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestranda em Ecologia de Florestas, também pela UFSC. Atuante na área de restauração de ecossistemas degradados.
Apaixonada pelas plantas nativas e medicinais, atua na identificação de plantas, manejo e viveiragem. Também trabalha com gestão técnica de projetos socioambientais.
Como educadora ambiental, facilita oficinas e vivências ambientais que aproximem os conhecimentos empíricos com conhecimentos científicos em diferentes ecossistemas naturais.
Mateus Costa Barros
Estudante biologia - Estagiário de campo / Membro do Instituto Çarakura
Mineiro, do mato e da roça, segue caminhando em busca de mundos possíveis. é formado em História, graduando em Biologia e especialista em Restauração Florestal. desde 2018 atua junto ao Instituto Çarakura e se interessa por estudos etnoecológicos, saberes locais, manejos florestais, emergências climáticas, dentre outros. vê na permacultura e na agroecologia, caminhos para a transição.
Alessandra Larissa Fonseca
Bióloga - Pesquisadora oceanografia. Membro da UFSC
Doutora em Oceanografia Química e Geológica pela Universidade de São Paulo (2004). Professora Associada da Coordenadoria Especial em Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem a educação ambiental marinho-costeira como uma de suas linhas de pesquisa e de extensão. Atua com a formação de professoras da rede pública, promovendo a Cultura Oceânica como eixo transversal e transdisciplinar para o ensino-aprendizagem crítico e conectado à realidade da comunidade escolar.
Paulo Pagliosa
Biólogo - Pesquisador oceanografia Membro da UFSC
Paulo Pagliosa é professor, pesquisador e extensionista da UFSC. Leciona no curso de graduação em oceanografia e nos programas de pós-graduação em ecologia e oceanografia. Biólogo formado pela UFPR, doutor em ecologia e recursos naturais pela UFSCar. Paulo estuda a ecologia de estuários, praias, baias e lagoas costeiras, em especial a vida, dos animais e plantas, associada aos solos e as florestas de manguezal.
Luiz Pimenta
Geógrafo - Bolsista pós-doutorado. Membro da UFSC
Geógrafo, Mestre em Engenharia Ambiental, Doutor em utilização e conservação dos recursos naturais com 22 anos de atuação no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da IUCN - International Union for Conservation of Nature e do Comitê Científico-Educativo do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Colaborador técnico e científico da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Atua nas Unidades de Conservação com os projetos de uso público, educação ambiental, pesquisa científica, restauração ecológica, incêndios florestais e sistema de informação geográfica.
Aline Zanetti dos Santos
Bióloga - Bolsista de mestrado. Membro da UFSC
Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Foi bolsista de IC pelo Laboratório de Toxicologia e Malacologia- UCS, no projeto Lagoas Costeiras III, com ênfase em ecologia e taxonomia de macroinvertebrados. Trabalhou na empresa de saneamento básico SAMAE, como educadora ambiental. Voluntária no CV do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro- PAEST, participando de atividades de monitoria e educação ambiental. Mestranda no PPGOCEANO da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando na equipe de pesquisa do Projeto Raízes da Cooperação.
Maya Ribeiro Baggio
Bióloga e Educadora - gestora das ações de ciência cidadã pela AGEA
Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas (PUCPR), tem especialização em Educação Ambiental (SENAI) e mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC). Apaixonada em construir meios dialógicos entre ciência, territórios e pessoas, trabalha a 19 anos com projetos e causas socioambientais de forma contextualizada e inspiradora. Trabalhou com educação ambiental e gestão de projetos na UFSC por 9 anos e com gestão socioambiental e facilitação de processos por 5 anos no ICMBio, entre outros projetos autônomos. A atualmente é coordenadora da AGEA - Agência de Gestão e Educação Ambiental, membra do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica Litoral Centro de Santa Catarina (GTEA RH-08) e responsável pelas ações de ciência cidadã do Projeto Raízes da Cooperação.
Morgana Eltz
Apoio administrativo / Membro do IMA
Administradora - Apoio Administrativo e acompanhamento pelo IMA
Bacharel em Administração pela Faculdade Porto-Alegrense (2005), mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2015) e atualmente acadêmica da graduação do curso de Direito pela Universidade do Vale do Itajaí. Servidora do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA/SC como técnica do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Cubatão, Madre e bacias contíguas. Atua nas áreas de administração pública, gestão de áreas protegidas, projetos de conservação da natureza e proteção das águas.
Gisele Elis Martins
Jornalista - Assessora de comunicação
Jornalista Socioambiental. Atua com comunicação mobilizadora e marketing digital para causas de impacto social e ambiental. Possui 5 premiações de jornalismo ambiental em Santa Catarina. Tem especialização em comunicação corporativa e mais de 16 anos de experiência em comunicação pública. Apaixonada pelo que faz e contar histórias.
Milla Rayssa M.D. Nunes
Bióloga – Monitora do Raízes da Cooperação
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Auxiliar Veterinária pela Winner Brasil e Mestra em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Possui experiência com projetos de extensão e pesquisa, manejo de animais silvestres, educação ambiental e atendimento ao público. Atua na equipe de educação do Projeto Raízes da Cooperação. É voluntária na iniciativa @herpetosegundoherpetólogas lutando sempre por uma ciência mais inclusiva. Além de trabalhar com ciência, Milla é artista da cena e sempre que pode mistura arte com ciência.
Mônica Gomes
Bióloga - Técnica de Campo
Formada em Ciências Biológicas e mestre em Biologia Vegetal (UFSC), desenvolveu em sua formação pesquisas em áreas de Restinga e Campos de Altitude.
É membro do Instituto Tabuleiro - Associação para Conservação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST), onde coordena projetos de pesquisa com a Flora da Baixada do Maciambu e no projeto Raízes da Cooperação, é técnica de campo contratada pelo Instituto Çarakura.
Proprietária e técnica do Viveiro Camarinha – mudas nativas da Mata Atlântica, onde produz mudas para restauração de áreas degradadas, bem como desenvolve pesquisas com espécies raras e ornamentais não convencionais da Mata Atlântica.
Tem experiência em mapeamento e caracterização da vegetação, resgate e realocação de flora, levantamentos florísticos e florestais no estado de Santa Catarina voltados para processos de licenciamento e, para implementação de unidades de conservação.
Danusa Lobo
Gestora Ambiental e Técnica de Campo
Parceira do Viveiro Camarinha, graduada em Gestão Ambiental e educadora ambiental de crianças e adultos. É fundadora da RegeneLar, empresa e modo de vida focado no oferecimento de consultorias e serviços de regeneração e cuidado a partir da teia de intercâmbio entre espaços e pessoas. Tem em seu currículo cultivo e manejo de agroflorestas, compostagem, hortas, PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais, produção de mudas de diversos tipos de plantas e o estudo de regeneração ambiental.
Bruna Paixão
Educadora e Técnica de Campo
Licenciada em Letras (UNICAMP) e atualmente graduanda no curso de Ciências Biológicas (UFSC). Depois de atuar como professora na rede pública de ensino, entre trajetórias acadêmicas e profissionais, encontrou a agroecologia e a permacultura e, então, decidiu voltar para a universidade para realizar o sonho de criança de ser bióloga e o sonho de adulta de plantar muitas florestas por aí. Através do Instituto Çarakura, participa de projetos socioambientais e na área de restauração ecológica. Segue atuando na educação ambiental, através do Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb/UFSC).