Curso incentiva formação de rede de educadores para combater as mudanças climáticas na Grande Florianópolis

Publicado em 27/09/2023
Você está em: Notícias / Cursos

Com o objetivo de aplicar estratégias pedagógicas para uma rede de educadores e agentes ambientais na Grande Florianópolis que possam desenvolver ações de combate às mudanças climáticas, o Projeto Raízes da Cooperação começou a primeira etapa do curso “Ciência Cidadã e a Cultura Oceânica para o Enfrentamento da Emergência Climática”.

A formação busca familiarizar os participantes com o conteúdo sobre mudanças climáticas, conservação e restauração de manguezal e ecossistemas associados. “Pretende-se promover uma rede de educadores e agentes ambientais capacitados para as ações da cultura oceânica e da ciência cidadã com foco no carbono azul”, explica Alessandra Fonseca, da UFSC. Desenvolvido com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Agência de Gestão e Educação Ambiental (AGEA), instituições parceiras do projeto Raízes da Cooperação, o curso é gratuito.

Esta primeira etapa do curso, ainda teórica e virtual, faz parte da frente de atuação do projeto em educação ambiental e mobilização social. Tem mais de 440 inscritos, sendo que o público-alvo são profissionais da educação formal e não-formal, estudantes universitários, pesquisadores, gestores ambientais, comunidades tradicionais e pessoas com interesse na zona costeiro-marinha.

“O curso visa incentivar a educação ambiental e a ciência cidadã na elaboração de projetos,
ações, atividades no ensino formal, não formal e na gestão ambiental pública. Contextualizando através do “global-local”, incentivando a troca de saberes e o engajamento dos participantes, a formação continuada e o uso de ferramentas e técnicas de monitoramento ambiental participativo”, complementa Maya Baggio, da AGEA.

A perspectiva local será relacionada às áreas de abrangência do Projeto Raízes da Cooperação, que busca contribuir com a conservação de manguezais e ecossistemas associados, inseridos na Região Hidrográfica Litoral Centro de Santa Catarina, na Grande Florianópolis, através de ações de restauração, educação e pesquisa científica. Executado pela Organização Nascente Maquiné (ANAMA), o projeto tem parceria da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

As próximas etapas do curso terão uma nova fase de seleção dos participantes, com 30 vagas disponíveis. Consistirão no curso prático de capacitação, com saídas a campo e aulas em laboratório, para o desenvolvimento da Ciência Cidadã no espaço escolar e nas Unidades de Conservação, para o monitoramento participativo das áreas de manguezal e estoque de carbono.

Mais informações sobre o curso:

Maya Baggio (Gestora de Educação e Ciência Cidadã)
Contatos: agea.gestaoeeducacao@gmail.com

Mais informações:
Jornalista Responsável:
Gisele Elis (MTB 6822)
(48)99182-9013

Dilton de Castro
Coordenador do Projeto
(51) 99355-2254

Notícias relacionadas

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.