49 anos do Parque Tabuleiro: seminários destacam ações de educação e restauração ambiental

Publicado em 04/11/2024
Você está em: Notícias / Geral

O Projeto Raízes da Cooperação realizará, nos dias 8 e 9 de novembro, seu terceiro Seminário Presencial em parceria com o 2º Seminário de Educação Ambiental do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST). Toda programação acontecerá na Casa Açoriana, que fica na sede do Centro de Visitantes do Parque, em Palhoça.

Com o tema “Semeando sonhos, saberes e fazeres para a educação ambiental e a restauração ambiental”, o 2º Seminário de Educação Ambiental do PAEST contará com oficinas, apresentações culturais, shows artísticos, exposições de projetos socioambientais, plantio de mudas, lançamento de livro, mesas de debates e de apresentações.

O evento também é comemorativo aos 49 anos de criação do Parque e oferecerá um café agroecológico nos dois dias. Um formulário de inscrição está aberto para os participantes interessados.

Na sexta-feira (08), primeiro dia do evento, o Projeto Raízes da Cooperação apresentará os resultados alcançados em dois anos de ações nas áreas de restauração ecológica, pesquisa científica e ciência cidadã, na Grande Florianópolis, em especial na área de abrangência do Parque Tabuleiro.

Em seguida, acontecerá o lançamento do livro inédito sobre os “Mangues do Sul do Brasil”, organizado pelo Raízes da Cooperação. Confira tudo sobre o livro aqui

No segundo dia, sábado (09), o projeto promoverá um momento sobre as ações realizadas com as abelhas nativas, seguido de um plantio simbólico de Commelina catharinensis com Instituto Tabuleiro, Viveiro Camarinha e C-pack.

Na programação completa (abaixo) estão os nomes dos participantes e dos temas de todas as mesas e apresentações.

Confira a programação completa do evento:

SEXTA-FEIRA (8 DE NOVEMBRO DE 2024)

8/11 – manhã

8:45h – abertura/credenciamento

9:00h – 9:30h  – Mesa de Abertura com Marcos Maes (IMA), Andrea de Oliveira (Instituto Çarakura), Dilton de Castro (ANAMA) e Luiz Pimenta (Instituto Çarakura).

9:30h – 10:30h – Mesa: “Ensino, pesquisa e extensão no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro” com Ana Maria Preve (UDESC), Juliana Roemers (UDESC/Instituto Çarakura), Ana Chaves (UDESC), Edimara Rupolo (IFSC Palhoça), Larissa Rodrigues (FMP), Jackson Peres (FMP). Mediação: Morgana Eltz (IMA).

10:30h – 11:00h – Café Agroecológico

11:00 – 12:00 – Mesa: “Certificação Agroflorestal e Reposição Florestal Obrigatória – iniciativas para restauração ecológica no RS” com Joana Bassi (SEMA).  Mediação: Morgana Eltz (IMA).

8/11 – tarde

13:30h – 14:45h –  Mesa: “Integração escola-parque: projetos de educação ambiental no território” com Viviane Pawlick e Angelita Felisbino (Escola Básica Municipal Prof Augusto Althoff e Escola Básica Prof. Judite Adelina Schurhaus – Sto. Amaro da Imperatriz), Karin Phi (Escola de Educação Básica São Tarcísio – São Bonifácio), Cattiane Luiz e Jeniffer Nagel (EEB Padre Vicente ferreira Cordeiro – Palhoça)

João Carvalho (E.E.F Severo Honorato Da Costa – Florianópolis) e Haliskarla Moreira de Sá (Instituto Tabuleiro), Adriane de Lucas (Rede Estadual de Educação), Poliane Warmling e Adriana Guardiola Lunardi (EB Abílio Manoel de Abreu – Palhoça) e Marli de Oliveira Santos (Prof. da rede de ensino municipal – Palhoça).  Mediação: Morgana Eltz (IMA).

14:45h – 16:00h – Mesa: “Projeto Raízes da Cooperação”: Dilton de Castro, Alessandra Fonseca, Aline Zanetti, Luiz Pimenta, Andrea de Oliveira e Gisele Martins – Equipe Raízes da Cooperação.  Mediação: Morgana Eltz (IMA).

16:00 – 16:30: Lançamento dos livros: “Mangues do Sul do Brasil” e “Aprendendo com o preá-de-moleques-do-sul na escola”.

16:30h – Café Agroecológico 

17:00h – Encerramento

SÁBADO  (9 DE NOVEMBRO DE 2024)

09/11 – manhã

09:00h – 10:00h – Roteiro Etnobotânico com Ateliê Tabuleiro (Mariama Bacci, Juliana Roemers e Adriana Lunardi – Instituto Çarakura) e a liderança Guarani Eliara Antunes. 

10:00h – 10:30h – Café Comemorativo

10:30h – 12:00h – Abelhas nativas com Dilton de Castro –  Projeto Raízes da Cooperação e plantio simbólico de Commelina catharinensis (Espécie endêmica e ameaçada de extinção) com Mônica Gomes (Instituto Tabuleiro, Viveiro Camarinha e C-pack)

09/11 – tarde

14:00h – 15:00h – Oficina de Escrita Biopoética: Compor com as Plantas – por Carolina Becker

15:00 – 15:30 – Café comemorativo de 49 anos do Parque

15:30 – 16:00 – Apresentação do grupo Boi de Mamão do Tabuleiro

16:00 – 17:00 – Show acústico com Maka Ferreira e Zé Martins da banda Nós Naldeia

17:00 – Encerramento

Exposição de Projetos Socioambientais durante o evento:

Raízes da Cooperação

Educação Ambiental do IMA (Instituto de Meio Ambiente de SC)

Pró-Preá

ProFRANCA

FCAM – Fundação Cambirela do Meio Ambiente

Viveiro Camarinha

Devir-argila: um processo para compor com outras espécies

Exposição da Polícia Militar Ambiental

Saiba mais sobre o Raízes a Cooperação:

O Projeto Raízes da Cooperação, executado pela Ação Nascente Maquiné (Anama), em parceria com a Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, atua com pesquisa científica, restauração ecológica, mobilização social, educação e ciência cidadã, visando a conservação dos manguezais e ecossistemas associados inseridos na Grande Florianópolis. Região com maior índice populacional do estado.

Estas áreas de abrangência do projeto estão inseridas em três Unidades de Conservação: o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e as federais Reserva Extrativista do Pirajubaé e Estação Ecológica Carijós, além da Terra Indígena Morro dos Cavalos. Este mosaico de áreas protegidas abriga comunidades tradicionais Mbya Guarani e de pescadores artesanais. As principais ameaças a esses ambientes vêm da urbanização, de espécies exóticas invasoras, de incêndios, do aumento do nível do mar e do esgoto irregular.

O Projeto Raízes da Cooperação tem apoio de outras instituições, entre elas, a Universidade Federal de Santa Catarina, Instituto Çarakura, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e Agência de Gestão e Educação Ambiental (AGEA). 

Mais informações:
Jornalista Responsável:
Gisele Elis (MTB 6822)
(48)99182-9013

Dilton de Castro
Coordenador do Projeto
(51) 99355-2254

Notícias relacionadas